Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
desporto
6 juin 2008

RAPPEL Rappel é uma actividade vertical praticada

RAPPEL

Rappel é uma actividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outros edificios.

Para fazer rappel usa-se «corda estática», com um diâmetro de cerca de 10-11 mm. A «corda dinâmica» é usada para servir de segurança, uma vez que a sua elasticidade permite absorver um pouco a força de uma queda acidental.

Equipamentos do Rapel
     Os equipamentos de tem de ter qualidade e apresentarem um bom estado de conservação. Segundo o instrutor de rapel, Saulo Roberto, a qualidade é fundamental. "Você é dependente do equipamento, portanto preste muita atenção se ele é certificado para o desporte e seu estado de conservação é bom".

     As cordas geralmente fabricadas de Poliamida, uma fibra sintética resistente ao atrito.

     Elas são classificadas em dinâmicas e estáticas, as dinâmicas são utilizadas para escaladas e as estáticas para rapel, canyoning, (resgate).

     Os mosquetões são peças feitas de duralumínio, uma liga especial que proporciona grande resistência. A função desse objeto é fazer ancoragens, costuras, prender o escalador a corda, etc.

     Os freios oito são fabricados com o mesmo material dos mosquetões e são a ligação do atleta com a corda. As cadeirinhas que são feitas de nylon resistente com costuras especiais. O anel é de poliamida e é usado para ancoragens, resgate e como fitas guias.

Mosquetões e freio oito

Cordas

Fita

Capacete

     Onde praticar o Rapel
     O rapel pode ser praticado em qualquer local, desde que ofereça a segurança necessária e, esteja de acordo com o seu nível de habilidade. É fundamental não ultrapassar seus limites e respeitar os da natureza. "Só você sabe quais são os seus limites, respeite-os", dá a dica o instrutor Saulo Roberto.

     A escolha de um bom instrutor, experiente e com conhecimento do local é essencial. É ele quem vai dar todas as coordenadas e ajudar caso algum problema aconteça.

     Pode-se tratar de um desporte com risco, a checagem dos equipamentos é fundamental. A boa qualidade deles é que vai evitar problemas e resguardar a sua integridade.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Publicité