Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
desporto
14 mars 2008

NATAÇAO

NATAÇÃO

A natação é uma actividade física que consiste em deslocar-se na á água, a natação é vista como uma recreação e um desporto que é utilizado para salvar as pessoas e animais de afogamento.

Há vários tipos de estilos da natação como:

Costas


Neste estilo, o nadador permanece todo o percurso com o abdom voltado para fora de água. A batida de pernas é semelhante à do Crawl. Os braços alongam-se sobre a cabeça alternadamente, entram na água passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora, de tal forma que o dedo mindinho seja o primeiro a penetrar na água. Nos seus movimentos até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direcção contrária.

Bruços
 


Este é o mais lento dos estilos, é executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro de água. As pernas são trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos, enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. Em seguida, as pernas são impelidas para trás, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da rã, ao mesmo tempo em que os braços são estendidos para frente. A inspiração de ar é feita no final de puxar o braço, quando o nadador ergue a cabeça para fora da água.

Mariposa
 

Este estilo surgiu como uma variação dos bruços, em que os braços eram lançados à frente por cima da água. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinação da Federação Internacional de Natação Amadora (FINA), passou a ser prova específica, com a adopção de um movimento simultâneo e sincronizado dos pés, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que actualmente é chamado mariposa.

Publicité
Publicité
Commentaires
Publicité
Publicité